domingo, 17 de outubro de 2010

FILHO DA SABEDORIA

Filosofia significa filho da sabedoria. A preocupação com a ciência dos porquês tem suas origens remotas mais conhecidas nos chamados pré-socráticos, no próprio Sócrates, em Platão e obviamente Aristóteles.

Quem de nós os interessados não leu O Banquete, A República, não se afundou na juventude em Espinosa ou Nietszke, não espiou Santo Agostinho, não fingiu que leu Marx?
Estou terminando de ler um livro sobre a história da filosofia, que me despertou o interesse na seqüência do pensamento humano, e já adquiri outro para me aprofundar mais um pouco.
Na verdade, embora a filosofia seja efetivamente a ciência que busca as respostas, ela não dá. Pelo contrário aumenta os porquês.
Platão citando Sócrates disse: só sei que nada sei.
A frase já é uma contradição em si. Se sei que nada sei, sei alguma coisa, logo não é verdade que nada sei.
Filosofia não é ciência para os conformados: é própria dos incomodados.
De onde vim; por que vim; de onde sai; para aonde vou?
No filme Mátrix, ao personagem principal é revelado que a sua vida é virtual, ou seja, não é verdade. Pois encontrei na filosofia alguma coisa também neste sentido, em autores com algumas centenas de anos.
É nada se cria, tudo se copia.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS