sábado, 30 de outubro de 2010

MAQUIAGEM

Se Dilma for eleita será a primeira vez que alguém vai se eleger usando o “curriculum vitae” de outro.A plataforma básica da candidata petista é Lula foi bom, portanto votem em mim. Algo parecido como: meu irmão é um grande sujeito, logo me acreditem.
Estive relendo o Contrato Social de Rousseau. No livro, existe uma passagem muito interessante onde ele (Rousseau) diz que a vontade geral sempre é reta e tende sempre à utilidade pública (o bem geral), mas diz não se deduz que as deliberações do povo tenham sempre a mesma retidão. Nunca se corrompe o povo, mas o engana muitas vezes e é somente então que ele parece desejar o mal.
Tem razão Rousseau: o povo quer o bem, mas algumas vezes é enganado e aparentemente vota com o mal. O povo por seu conjunto (não seria tolo imaginar que não existem safados) não quer o mal da nação, mas é compelido a embarcar em algumas canoas não muito seladas.
Essas coisas me aborrecem sobremaneira. Volta e meia penso em esquecer o assunto política, e simplesmente pensar só na minha vida, pois afinal de contas sou somente um voto.
Há certas coisas que me deixam na ponta dos cascos da ira. Hoje, alguém disse: estamos muito bem em matéria de saúde no Brasil. Retruquei na hora o ignorante: é mesmo então como você explica que alguém precisa ficar seis meses esperando para fazer uma simples tomografia para diagnóstico de câncer? Você acha que a neoplasia vai ficar paralisada esperando que a burocracia estatal resolva autorizar o exame? Você já entrou em hospitais públicos federais, como eu o faço seguidamente? Não? Então, tenha a Santa Paciência e não me diz bobagem.
Este tipo de inocência é que faz os votos de uns e de outros. Eles são sensíveis à propaganda do governo. A repetição da mentira vira verdade.
O pior é que não é só gente praticamente analfabeta, é gente estudada, de canudo debaixo do braço.  Não tem a mínima noção da crítica. Não se aprofundam, não contestam, não conferem as informações.
Querem ver uma notícia deste tipo? Faltando dois dias para as eleições para presidente, notícias anunciam a descoberta de campos de petróleo que dobrariam as reservas de petróleo da nação. Que bom se fosse verdade.  No entanto, não há qualquer garantia para tal descoberta fantástica.  São meras projeções por amostragens. Tudo no campo das especulações, que nem a própria Petrobrás ousa abraçar, mas serve como propaganda do governo.
Este tipo de manobra suja é que me deixa muito descrente com o nosso processo político. Meus sonhos de uma nação saneada moralmente está cada vez mais longe. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS