terça-feira, 19 de outubro de 2010

UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO VI

A espectativa que se faz de Portugal é o do primo pobre da Europa. Um país velho, com casarios caindo aos pedaços; gente emburrada e de mal humor. Não achamos nada disso lá.
Lisboa apesar de ser menor que Porto Alegre é muito mais organizada, limpa e bonita. É uma verdadeira metrópole européia, não fazendo feio perante as mais mais famosas como Roma, Paris e Londres.
A gente conhece o pais mesmo é andando em seu interior, foi o que fizemos desta feita.
Foi assim que fomos de Lisboa em direção ao norte do pais, visitando as praias de Peniche e Alcobaça, a cidade de Fátima, com o seu santuário grandioso, e Leiria, Tomar com o seu castelo que abrigou os Templários, Águeda e Aveiro, e finalmente Porto e Gaia. Pouco mais da metade de Portugual, em seu sentido longitudinal.
Para as nossas medidas Portugual é muito pequeno. Pode-se atravessar o país em 7 horas de automóvel no seu sentido longitudinal, e em 3 horas no sentido transversal. Para se ter uma idéia no Rio Grande do Sul, se leva quase 12 horas para atravessá-lo em qualquer sentido.
Até chegar a cidade do Porto tivemos a impressão que Portugal tinha sido todo reconstruído. Em todas as cidades do interior, vilas e mais vilas de sobrados de alvenaria de grande porte, todos novos e principalmente brancos, dando a impressão de grandes maquetes.  Nenhum barraco, nenhuma maloca, nada de grandes lixões, como se veem por aqui.
Todas as pessoas - não exagero no Todas - com quem conversamos nos trataram muito bem, gentis, educadas, preocupadas em nos esclarecer as dúvidas e facilitar nossa estada por aquelas plagas lusas.
Portugal um lugar para estar em casa, um lugar para voltar...

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou adorando as tuas crônicas de viagem. Acho que podes te aposentar e escrever livros com dicas para quem quer conhecer outros países. Vou guardar as dicas de Portugal e, qualquer dúvida, quando estiver por lá, te ligo. saudades. bjs, virginia

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS