terça-feira, 12 de outubro de 2010

UMA BREVE RESENHA DE UM PASSEIO AO VELHO MUNDO

Érico Veríssimo, o maior escritor desta terra gaúcha, quando escreveu sobre sua viagem aos EUA, colocou o nome do livro de Gato Preto em Campo de Neve, pois vira ele um gato preto correndo sobre a neve, se imaginando ele um preto gato no branco país americano. Coisa de gente inteligente. Depois quando voltou à América, colocou o nome do livro de A volta do gato preto. Li os dois livros são ótimos.
Nesta linha pensei, em imitando EV, colocar o nome de O Escorpião na velha terra, mas resolvi simplificar.
A verdade é que estamos voltando depois de alguns dias no velho mundo. Lourdes mais eu juntamos alguns suados cobres e fomos inicialmente para Lisboa, capital de Portugal, onde ficamos dois dias. Depois locamos um pequeno automóvel Citroen C3, e fomos em direção ao norte de Portugal, primeiramente por Leiria, onde jantamos e visitamos o apartamento da minha sobrinha Rosana, passamos a noite na cidade; daí, fomos a Coimbra, sede das maiores e tradicionais cidades universitárias da lusa pátria; daí, fomos à Fátima, e depois Aveiro, Peniche, Alcobaça, e Póvoa do Varzim, e finalizando por chegar a grande cidade do Porto, a maior cidade Portuguesa. Daí, pegamos um avião e fomos para Roma, seguindo na mesma hora para a pequena cidade portuária de Civitavecchia, onde pegamos um grande transatlântico do grupo Costa, o Costa Pacífica. Recepcionados pela nossa sobrinha Fabiane, que nos guiou no passeio. Saímos de Civitavecchia, com destino à Savona, mais ao norte, e depois, saindo da Itália, para Barcelona, em território Espanhol, mais precisamente na Catalunha, depois seguimos para a Ilha balear de Palma de Mallorca. Seguimos depois em direção ao norte da África, onde visitamos a surpreendente Tunísia e sua capital Tunis, onde conhecemos Medina e as ruínas de Cartago. Daí rumamos à bela Ilha de Malta, e a Sicília, mais precisamente a cidade de Catânia. Fechamos então o cruzeiro novamente em Civitavecchia. Encerramos a temporada com dois dias em Roma, onde trocamos pernas adoidados conhecendo além dos pontos principais da Cidade Eterna, principalmente as suas vias intestinas. Na volta, passamos ainda em Lisboa e Rio de Janeiro.
Na realidade, fizemos um programa triplo: visita às principais cidades de Portugal, que são Lisboa e Porto, e bastante coisa do interior do país. O cruzeiro foi uma volta em meia Mediterrâneo, e a visita a Roma coroou o belo passeio.

Um comentário:

Anônimo disse...

QUEEEE CHIIIIIIIIIIIIIIIIQUE!!!!!!!!!!!!
QUE INVEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEJA!!!!hehehehhehehehehboa volta!bjs saudades!!!!!

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS