terça-feira, 26 de outubro de 2010

ROMA, CAPUT MUNDI, REGIT ORBIS FRENA ROTUNDI*

Nesta viagem que estou contando aos meus poucos leitores, estivemos em Roma. Como não se pode ir a Roma sem ver o Papa, fomos ao Vaticano, mas não vimos o sumo pontíficie. Primeiro, porque não fomos no dia certo; segundo, porque não sei se realmente era importante ver o papa.
Só vi um Papa em minha vida que foi João Paulo II, o grande Papa Polonês. Se ele foi o Papa de minha vida, estou bem servido foi uma grande pessoa. Não foi à toa que na frente de seu túmulo fiquei emocionado, fato que somente aconteceu também diante do túmulo de outra criatura grandiosa que foi João XXIII.
O Vaticano não chegou a me decepcionar, mas eu imaginava muito maior do que é. A Praça de São Pedro eu pensava muito maior, mas é menor que a grande praça central do Santuário de Fátima em Portugal, por exemplo.
Vou aguardar algum tempo ainda para verificar se voltei mais religioso do que fui. No momento tenho grandes dúvidas.

(*Roma, capital do mundo, governa as redeas do orbe redondo. Trata-se de inscrição gravada na coroa de ouro cravejada de brilhantes mandava fazer por Deocleciano, a qual também, mais tarde passou a constar das moedas do Senado Romano)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS