quinta-feira, 21 de outubro de 2010

UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO- TOMO VII

Em Portugal alugamos um carro Citroen C3. Fomos de Lisboa, entrando e saindo de praias e cidades, até a cidade do Porto no norte do pais. Gastamos somente um tanque de gasolina, a demonstrar não só como o Citroen é econômico, mesmo com a utilização do ar condicionado, mas também a qualidade da gasolina ou gasóleo como eles dizem por lá.
O preço da gasolina é de gira por volta de um euro e vinte centavos, algo como R$2,88.  Você também pode escolher uma gasolina mais barata com menos octanas ou outra mais cara com menos octanas. Sei que é semelhante ao preço daqui, mas devemos levar em conta um fator muito importante: Portugal não produz nada de petróleo.
Assim, fico me perguntando: qual a vantagem do povo brasileiro em ter superávit em petróleo? Qual é a vantagem de O PETRÓLEO É NOSSO?

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor.
Permita-me que discorde, pois na minha opinião a gasolina 100% brasileira , (localizada, estudada, explorada, refinada, comercializada) é mais cara e muito que a gasolina da Venezuela ou dos países do Golfo Pérsico comercializada em Portugal.
Senão vejamos:
Ordenado minimo portugês, 475 euros mensais dá para comprar 356 litros de gasolina/95 octanas a 1,334 euro/l, em contrapartida na Ipiranga/POA-RS os 510 reais de ordenado minimo dão para comprar 199,3 litros ao preço de ontem, 2,559 R$/l.
abraço
Portuga/ACM

JOVV disse...

Concordo com tudo. Somente não coloquei mais esta variante. Temos sim que observar o poder aquisitivo da população. O europeu pode pagar o nosso preço de gasolina com muito mais tranquilidade.
Em regra os países produtores dão um refresco para o público interno, o que não acontece por aqui.

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS