Reputo crônica O POPULAR que um dia deu título ao primeiro livro de Luis Fernando Veríssimo, como uma das melhores crônicas que já li.
Nela, LFV narra a figura do popular, que constrói como personagem principal um sujeito que sempre está em qualquer lugar; em qualquer acontecimento.
O popular nunca é preso, sempre fica assistindo o outro ser preso.
Quando você vê no jornal popular é atropelado pelo ônibus: mentira, o popular não é o sujeito estendido no chão com jornais em cima esperando cinco horas o rabecão do IML, é o sujeito com cara de interessado que está olhando o cadáver com a mão na cintura.
Quando você lê que a policia atacou populares na china, e que passou por cima deles não é verdade, pois o popular não estava na manifestação, ele era o sujeito que estava simplesmente observando atentamente como é que as lagartas do tanque se mexiam.
Pois em qualquer movimento de esquerda no Brasil, onde morre gente, o morto nunca é dirigente, é sempre um desavisado que estava entrando ou saindo; uma pessoa que estava chegando agora no movimento.
Lembram do episódio do Restaurante Calabouço no Rio? O menino que morreu com pouco mais de 16 anos nada tinha de ativista político, era mais um curioso. Pois o corpo dele serviu de bandeira durante muito tempo para a turma da esquerda.
Agora morreu um "sem-terra" que estaria há pouco tempo no movimento, talvez não tivesse nem entendido ainda onde estava. Mas não se iludam ele vai servir como bandeira à ser desfraldada contra as autoridades por muito tempo.
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2009
(308)
-
▼
agosto
(26)
- HINO SEM SURPRESA
- BOA GENTE OS PEDREIROS LIVRES
- AMÉRICA GABOLA DO SUL
- BEATIFICAÇÃO PARA PT et alii
- ANISTIA AMPLA , GERAL E IRRESTRITA SÓ P’ RÁ NÓIS...
- ESTALEIRO SÓ?
- ACABO DE FUNDAR UM CLUBE PARA OS QUE NÃO FORAM AO ...
- A PRIMEIRA MUDANÇA A GENTE NUNCA ESQUECE
- COINCIDÊNCIA?
- UM DIA ALUNO; UM DIA PROFESSOR
- UM EU LAMENTÁVEL
- CUBA LIBRE
- NÃO TÔ NEM AÍ: EU QUERO É BBB
- BARÃO DE ITARARÉ VIVENDO HOJE ESTARIA DESEMPREGADO
- COMO VIVER ALÉM DA VIDA
- A NECESSIDADE DA CANALHA
- RESULTADO DE GRANDE JORNADA NOITE A DENTRO*
- DE ROUSSEAU A LULA- UM POUCO DE POLÍTICA
- HOMENAGEM AOS PAIS
- NOTÍCIAS SEM DIPLOMA - 08.08.2009
- CONVERSA DE EX BARBUDO
- THE BOOK IS ON THE TABLE.
- NOTÍCIAS SEM DIPLOMA 07.08.2009
- A VOLTA DAS CUCARACHAS
- CORAGEM A ESTES HOMENS
- A VOLTA DA MORDAÇA
-
▼
agosto
(26)
Nenhum comentário:
Postar um comentário