terça-feira, 4 de agosto de 2009

A VOLTA DAS CUCARACHAS


Lendo triste o que está acontecendo com o PMDB, lembro que ele tem origem no velho MDB de Ulysses, de Simon, de Tancredo, de Montoro e tantos outros, muitos dos quais já partiram.
Pensando nisso, fui folhear como sempre faço à noite, os velhos livros, e encontrei entre eles Henfil – Diário de um Cucaracha (com barata – depois explico). Para quem não sabe, Curaracha é barata, e é o nome que os americanos, os da matriz, dão aos latino-americano, como nós. Algo como nos chamar de desprezíveis, ou nojentos.
O tal diário de Henfil tinha na capa uma barata. No alto de seu bom humor, mandou editar alguns livros sem a tal barata (Cucaracha) para vender só para mulheres, e alguns que não são muito chegados.
O livro tinha muitas correspondências dele de New York para o Brasil. Olhem só este trecho se não é de chorar face aos atuais acontecimentos:
“New York, 20 de novembro de 1974. Zéduardo. Só um bilhetinho rápido, para aproveitar a boa vontade do amigo. Aí vai a página do Philadelphia Enquirer com os fradinhos coloridos! Mas isto não importa. O MDB ganhos as eleições!?? Mande todos os jornais, mande o boletim do TRE com o resultado completo de toda a eleição. Cancela a goiabada e o requeijão. Quero babar! Dá vontade de cantar “adeus, América, que esta terra é muito boa mas eu não posso ficar porque” o MDB mandou me chamar! Puta que pariu!”
Sorte do Henfil! Não viveu para ver o PMDB nos braços do Lula Lá, abraçado no Sarney, no Collor de Melo e Renan Calheiros.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS