sexta-feira, 14 de agosto de 2009

COMO VIVER ALÉM DA VIDA

Quando cineastas querem retratar o passado o fazem em preto e branco. Daí que muitas crianças quando veem estas fotografias ou filmes que retratam os séculos passados pensam que não existia cor naqueles tempos. Claro que é somente um pensamento inocente, infantil mesmo, mas com uma dose de fundamento na lógica.
Já falei bastante sobre o tempo, agora quero falar da vida. O que é nossa vida? Fácil: é o tempo que fica entre o nosso nascimento e a nossa morte. Como era a vida sem nós? Bem, podemos ver através de filmes, de fotografias, de histórias contadas por nossos ancenstrais e nos livros. Como será a vida depois de nossa morte? Lamento dizer: não haverá diferença nenhuma. Quero com isso salientar a insignificância de nosso ser diante do universo.
Há um lugar, no entanto, em que faremos a diferença pela ausência é no coração dos nossos afetos; das pessoas que gostam de nós; das pessoas que cativamos. Remember Saint'Exupery: tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativas. Neste sentido, se pregaramos coisas boas podemos alcançar um dos maiores objetivos das pessoas que é a transcendência. Viver além da vida.
Existem outras formas também de permanecer vivo, além do corpo, na pessoa dos nossos filhos; nas imagens; nos escritos; nas artes. Reputo, entretanto, que as marcas indeléveis são as feitas no coração. Aura limpa é passaporte a uma vida além da morte.
Nosso trabalho por aqui será neste sentido, salvo se entendermos de sair à francesa, ou seja, sem que ninguém perceba, próprio dos covardes. Para tal existem inúmeras fórmulas eficazes. Se adotarmos este método de passar para o outro plano, certamente seremos mais uma página virada, sem qualquer chance de termos um novo leitor interessado em nossa leitura, nem mesmo um mero pesquisador curioso.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS