domingo, 2 de agosto de 2009

A VOLTA DA MORDAÇA

Não sou daqueles que propagam a liberdade total nas comunicações. Já disse que não concordo que no intervalo do programa da Xuxa seja apresentado um filme pornô. Calma: é óbvio que estou exagerando exatamente para firmar a idéia de que nada é absoluto. De outra banda, sou a favor da responsabilidade de quem escreve ou fala.
No episódio de censura ao jornal o ESTADO DE S.PAULO, um juiz determinou que o dito periódico se abstivesse de falar sobre determinado assunto, exatamente sobre o Senador José Sarney e sua família. Trata-se, obviamente, de censura prévia, pois alguém se vê privado de publicar aquilo que ainda não elaborou.
Não me causou qualquer espanto o fato de Sua Excelência tenha tirado foto com o Sarney e sua turma, pois vivemos num país livre e a gente saca foto com quem bem entende, embora tenha eu o zelo de não ser flagrado em fotografia com qualquer um, não é todo mundo que toma este cuidado. O que me espanta mesmo é Sua Excelência não ter se dado por impedido para julgar o feito. Tá bem, trata-se de “juridisguês”, vou traduzir. O Juiz não poderia ter julgado o caso, pois era amigo de uma das partes. Não é que ele vá utilizar este seu grau de amizade para obter vantagem para o seu amigo, é que a lei determina que não deva existir esta possibilidade, exatamente para evitar o diz-que-diz. Ele não tomou este cuidado, e caiu em descrédito nacional.
O Tribunal superior que vai julgar o feito certamente cassará a liminar, pois se trata de evidente violação de direito constitucional, mas até lá estaremos convivendo serenamente com a volta de censura prévia. Agora, se o Tribunal resolver manter a decisão, será um salve-se quem conseguir. Aconselho mudança para Afeganistão ou Iraque, pois por lá ficará mais tranqüilo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS