sábado, 8 de agosto de 2009

HOMENAGEM AOS PAIS

Amanhã é o Dia dos Pais. Costumo escrever alguma coisa sobre os pais, e em especial de meu pai Anselmo, o Zezé, hoje com 77 anos de idade. Acontece que nestes últimos dias ando muito triste, e certamente não estou em condições de escrever alguma coisa que toque aos sentimentos. Assim sendo, transcreverei aqui uma música que eu gosto muito que fala de um velho pai. Ela é de autoria de Hernan Figueiroa Reyes, um chileno. A letra é fácil,podendo ser traduzida, mesmo por quem não é fluente em espanhol. De qualquer forma coloquei ao final um pequeno glosário das palavras mais difíceis de traduzir por um brasileiro.

EL TATA ESTA VIEJO

El tata esta viejo, lo vi la otra noche
Armar su cigarro con dificultad
El pucho encendido temblaba en sus labios
como un tucu tucu en la oscuridad

Ya no se levanta, a matear temprano
No pasa al galope va al trote nomás
Se pasa las horas junto a la tranquera
Mirando al camino pasar y pasar

Recuerdo a mi tata en sus años mozos
Fuerte como un tala como un ñandubay
Hoy parece un sauce ta´todo encorbado |
Que pena si un dia me llega a faltar |

El tata esta viejo si un dia de irse
Que ni se de cuenta tranquito nomas
Diosito te pido que apagues su vida
Cual se apaga un pucho solo sin pitar


Glosário: tucu tucu - vagalume
mirando - olhando
tamprano - cedo
tranquera - porteira
ñandubay - madeira resistente
sauce - salso(árvore)
pitar - fumar

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS