segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CORAGEM A ESTES HOMENS

Este episódio onde o senhor Renan Calheiros diz que é melhor que descontentes saiam do PMDB, me fez lembrar aquela história em que um bêbado, todo esfarrapado e fedorento entra num restaurante fino, onde estavam pessoas engomadinhas, sentadas e tomando os vinhos e comendo suas refeições à francesa, e logo vai dizendo: “Os incomodados que se retirem...”
Ora, quem está no lugar errado não é o Senador Simon é o Senador Sarney; é o Senador Renan Calheiros...
Quem mais representa a história do PMDB que Pedro Simon?
Tenho boa lembrança de Simon.
Naqueles tempos, onde ser oposicionista era uma coisa muito complicada, fui convocado a ir até a Assembléia Legislativa e obter uma assinatura do então Deputado Pedro Simon.
Fui conduzido até ele por um secretário: achei um tipo estranho, todo de preto, bigodinho à antiga, mas me surpreendeu com uma acolhida que muito me envaideceu. É claro, fui conhecer os políticos depois de muitos anos de calos nas mãos, mas para aquele menino que nunca tinha tido contato com a classe política foi um acontecimento.
Os anos se passaram, e hoje quando encontro e falo com políticos como os Senadores, Governadores, Deputados Federais e Prefeitos, não tenho mais aquele encantamento, sendo bem mais crítico. No entanto, de Pedro Simon ficou aquela primeira impressão.
Nem sempre votei nele. Confesso que, nas última eleições, o fiz por falta de alternativa, mas reconheço nele um cidadão honesto, de bons princípios, digno mesmo de um bom Senador.
Seus adversários de partido hoje certamente não estão à altura dele, e por certo jamais estarão. Certamente, outros devem existir que também são honestos como o Simon, mas lhes falta a coragem do “turco”. Hah, como esta virtude tem estado ausente de nossos políticos. Nunca gostei de Brizola como político, mas admirava sua coragem. Não admiro a biografia de Lacerda, mas encontro nela uma grande coragem pessoal, o que também me desperta grande interesse.
O que falta, por exemplo, ao Senador Paim, que não a coragem de enfrentar Lula Lá e seus seguidores? Por que o Senador Paim, não enfrenta de frente o Presidente e sua turma, que tem sonegado os direitos dos aposentados, que o ilustre Senador tem propagado aos quatro ventos defender?
O Senador Simon se diz cansado, e não pretende mais concorrer. Volto a dizer mais uma vez: estamos perdendo nossos grandes homens, e não os estamos repondo. O Rio Grande, infelizmente, está empobrecendo em qualidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS