sábado, 6 de junho de 2009

1969-2009 QUARENTA ANOS DE TRABALHO – TOMO IV

O AMADURECIMENTO

Em 1977, antes de me formar eu casei com Maria Lúcia, que mais tarde também veio a estudar direito e se formar na UNISINOS, com o que eu fiz na prática um novo curso de direito, me mantendo sempre atualizado. Depois com o escritório aberto por ela, com a minha colaboração, eu pude manter a atualização em matéria de advocacia, com algum prejuízo é claro pela falta de vivência forense.
Em 1981, nasceu minha filha Gabriela, que depois também rumou para o direito, sendo atualmente defensora pública na cidade de São Lourenço do Sul, em véspera de ir para Rio Grande. O Curso da Gabriela eu não acompanhei tal como o fiz com o de Lúcia, mas alguma coisa também eu peguei para recordar.
No ano de 2000, infelizmente, Lúcia faleceu, mas eu fiz questão de manter o escritório aberto, convidando inicialmente a Dra. Vera para assumir, e posteriormente com minha Nova União com Lourdes esta assumiu o escritório definitivamente. A minha filha Gabriela teve uma passagem breve por lá, antes de passar no concurso.
A verdade é que me mantive atualizado este tempo todo, o que também contribuiu para o meu trabalho no ofício.
Um fator importante também foi o tempo em que fui convidado e lecionei por quatro anos na Faculdade de Direito da ULBRA, pegando a primeira turma de formandos, tendo que criar inclusive o programa da Cadeira de Direito Notarial.
Lá tive contato não só com os estudantes de minhas turmas, mas com as bancas examinadoras, na quais trabalhei e examinei e orientei trabalhos de conclusão em toda a área do direito cível e processual civil. Todos os alunos orientados por mim, cujos trabalhos recomendei foram aprovados com boas notas.
Ressalto ainda o meu trabalho também por quase quatro anos nos chamados Juizados Especiais Cíveis, onde trabalhei tão-somente um pouco mais de um mês como conciliador e logo em seguido fui convidado pelo Juiz titular a ser Juiz leigo, ou seja presidir audiências de instrução e julgamento, redigindo sentenças finais, ad referendum do juiz titular.
Todas estas minhas atividades paralelas ao trabalho no TERCEIRO TABELIONATO por certo tem contribuído para o trabalho que entendo bom no ofício, em colaboração com tabelião titular.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS