terça-feira, 16 de junho de 2009

PONTO CU (.cu)

Nós assinamos dois jornais diários, sendo um o centenário Correio do Povo, e outro o muito bom O Sul. O jornal Zero Hora recebemos somente no fim de semana, ou bissextamente adquirimos em bancas. Temos assinatura das revistas Veja e Época, e as vezes compro a Isto É ou pego emprestada a do tabelião Jacy, em contrapartida lhe empresto minha Época. Não satisfeito ainda leio alguns jornais do Brasil na internet, especialmente o Estadão e a Folha de São Paulo. Algumas vezes me aventuro a ler o francês Le Figaro ou o americano New York Times, ambos com alguma dificuldade pois não domino ambas as línguas. O argentino El Clarín, que gosto muito, não tendo dificuldade na leitura.
Esta semana, descobri que posso ler o jornal cubano Granma, o qual tem versão em português. É imperdível. Não me surpreendi com o jeito de diário oficial, pois não poderia esperar outra coisa da ditadura cubana, mas a cara de pau com que apresenta o seu país é muito interessante. Tem pequenos textos do "comaandante Fidel".
Li a edição de hoje e fiquei pensando nas colunas de Moacyr Scliar, a qual trazia os nomes de pessoas que lembram suas profissões. Um José Martelo que era carpinteiro. Um Jorge Buticão que era dentista, e por aí vai. Um médico urologista que o sobrenome era Pinto.
Pois os sites trazem em seus endereços normalmente a abreviatura do país onde estão situados, exceto os EUA que são a sede da coisa toda. Assim que o Brasil é .br; a frança é .fr; a Itália é .it. Pois não é que Cuba é .cu (sic). Não é representativo? Nunca via alguma coisa tão adequada.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS