domingo, 28 de junho de 2009

TRISTE FAMA DE REI MIDAS

Conta a mitologia que, provavelmente na Macedônia, vivia o Rei da Frigia, o qual recebeu em recompensa de Dionísio o dom de transformar tudo em ouro. Midas ficou muito feliz, pois teria todo o ouro que nunca nem mesmo ousara sonhar. Foi efêmera sua alegria, haja vista que ele não podia nem pegar um alimento para levar à boca que este já se transformava em ouro. Ninguém, sequer, podia se aproximar dele, pois ao tocá-lo gente, animais e coisas se transformavam no nobre metal.
Desesperado pediu a Dionísio que esse desfizesse o encanto, tendo sido então aconselhado a se banhar na nascente do Páctolo, o que efetivamente o fez, se livrando, para sempre, do aludido e enganoso dom.
Aqueles que têm o dom descrito na lenda do Rei Midas de fazer riquezas quase sempre merecem mesmo este afastamento das pessoas, pois quase sempre as razões não são muito santas.
O problema é quando a pessoa tem a fama, mas não tem o dom. Paga por uma fama falsa, com a qual jamais contribuiu. Ela porta a fama de auto-suficiência, levando seus conhecidos e afetos a pensar que não precisa de nada, quando, na verdade, tem carência não só materiais, mas principalmente afetivas de vivência com outras pessoas, as quais dela se afastam em função desta fama de transformar em ouro tudo o que tocam.
Esta verdadeira síndrome tem deixado muita gente triste, numa injustiça flagrante. Sempre é bom um exame apurado da situação, não se fazer valer somente das aparências, ou do que fulano ou beltrano dizem. Eles também podem não ter boas razões.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS