sábado, 29 de maio de 2010

DÁ UM CANHÃO AI MOÇO!

O governo paraguaio está pressionando o governo brasileiro a devolver o canhão Cristiano (na verdade um obuseiro) que se encontra em museu brasileiro. O governo acabará cedendo como só acontecer, pois pretende com isso fazer a propaganda pessoal do senhor Lula Lá no cenário internacional, mesmo que os interesses nacionais sejam prejudicados.
Este tipo de troféu de guerra é muito comum, e dificilmente é reivindicado pela nação perdedora, principalmente pelo fato de, não raro, ela também ter algum troféu da nação adversária.
Já andei por muitos museus, entre eles o Louvre, em Paris, o British Museum em Londres e os Museus novaiorquinos. Em todos eles é evidente a presença de troféus e objetos surrupiados de outros países. Na grande maioria é nítidoa a forma abrupta como foram arrancados de seus locais de origem.
No museu britânico (British Museum) eu fiquei indignado com as peças e as condições delas. Era flagrante que tinham sido arrancadas dos seus locais no Egito, na Messopotânia, na África etc...Quase fui a loucura ao ver um pedaço das COLUNAS DE TRAJANO quebrada ali no meio do museu.
O próprio Paraguai tem troféus de guerra conseguidos no Brasil, entre eles até um navio.
Mas escrevam aí, Cristiano vai voltar  para o Paraguai, ou seja, abriremos mais uma vez as pernas, num tipo de diplomacia frouxa, longe dos interesses nacionais, voltadas aos interesses pessoais.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS