domingo, 16 de maio de 2010

NEM SÓ MEUS CAMINHOS LEVAM ATÉ ROMA

Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980) foi um dos maiores compositores de nosso país. De outra banda,  temos o nosso maestro de renome internacional como compositor erudito Heitor Villa Lobos (1859-19590. Pois, certa feita, o maestro Villa Lobos foi apresentado a um samba novo do genial Cartola., e saiu-se com esta frase que resumiria a obra do compositor: "isso está tudo errado. Mas que beleza!"
As letras de Cartola também eram simples como as músicas. Frases que qualquer um poderia ter feito. No entanto, sairam de sua pena: "... as rosas não falam. Simplemente as rosas exalam  o perfume que roubam de ti...
Quase sempre, nas coisas simples estão as melhores coisas. Saber entender isso, é um passaporte à felicidade.
Quando o maestro viu as imperfeições de ordem teórico-musical na peça de Cartola não afastou a possibilidade de, inobstante, ali estar uma linda composição. Não a desdenhou, pelo contrário: a rotolou de beleza.  Não foi por nada que Villa Lobos foi considerado um gênio, pois ele não tinha somente a técnica, mas tinha sobretudo a sensibilidade.
Quando a obra de alguém me chegas as mãos, e eu conclua com o meu exame que teria feito diferente, eu verifico a viabilidade desta outra via. Em caso, positivo dou curso. Não tenho o direito de achar que somente os meus caminhos levam até Roma.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS