sábado, 4 de abril de 2009

ANTENA VINTE E DOIS

O meu bom amigo Marcos Huyer me mandou algumas fotos antigas de Porto Alegre.
Aproveito para fazer alguns comentários sobre elas.
- GRANDE HOTEL - Havia onde hoje é o Shopping da Rua da Praia um hotel antigo, com o nome de Grande Hotel. Era um prédio belíssimo, o qual infelizmente, sabe-se lá por que, incendiou, dando lugar ao prédio feioso de propriedade do GBOEx. Acho que a cidade perdeu. Alguns móveis do Hotel que foram salvos do incêndio estão no Mário Quintana.
- RENNER - O prédio das Lojas Renner, que aparece no conjunto de fotos - é o prédio intermediário, pois o primeiro também era em estilo antigo muito bonito. O que vem nas fotos é o que foi objeto de um dos maiores incêndios acontecidos na capital, e onde morreu bastante gente.
- IGREJA DO MENINO DEUS - No final da Avenida Getúlio Vargas, onde hoje existe uma Igreja Católica de estilo moderno e um prédio residencial, estava, antigamente, uma linda igreja com duas torres, o que dava um aspecto muito bonito a este ponto da cidade. Não se sabe lá o motivo, mas a Cúria autorizou a incúria de demolir a linda igreja para construir aquele monstrengo que está lá.
- CONCHA ACÚSTICA - Onde hoje está a Assembléia Legislativa do Estado existia um anfiteatro ao ar livre, dotado de uma maravilhosa concha acústica, e bancos todos de pedra, num magnífico conjunto. Pois os doutos demoliram tudo e construíram o prédio da AL. Perdemos nós de novo. O conjunto foi substituído pelo Novo Araújo Viana no Parque Farroupilha (outrora Redenção).
- MINI-ZOO - Toda a gurizada da minha geração conheceu os macaquinhos da Redenção. É ali existia um mini-zoo para o encanto da gurizada. Não sei para onde foi, mas sei para onde eu quero mandar os que tiraram os bichinhos dali.
- RODOVIÁRIA - É claro que não vou ter saudades da antiga rodoviária, pois a mesma não passava de um "armazém", mas eu vi, na foto, dois brigadianos uniformizados em traje de gala, ou seja, de polainas e talabarte brancos, ou seja o turista era recebido por polícia bem vestida. Esta era a preocupação da época. Hoje não tem traje de gala, nem brigadiano na rodoviária, estando os usuários e turistas entregues à marginalia.
-OLÍMPICO - O Estádio Olímpico do imortal tricolor quando não estava totalmente fechado em suas arquibancadas propiciava que a gente assistisse as partidas de um morro que lhe fica adjacente. Era a verdadeira "popular", pois gratuita.
-MERCADO LIVRE - Próximo ao Mercado Público que ainda existe, tinha um prédio que abrigava o chamado Mercado Livre, que era constituído na verdade de um mercado de hortifrutigranjeiros.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS