sexta-feira, 17 de abril de 2009

QUAL O MELHOR PRESIDENTE?

Pois, foi feita uma pesquisa para verificar da popularidade dos presidentes sul-americanos. Fiz uma lista resumida, separando somente os governos que se têm algum interesse. Assim, a lista fica na ordem Obama (EUA); Oribe (Colômbia); Lula (Brasil); Lugo (Paraguai); Chavez (Venezuela); Calderón (México); Evo (Bolívia); Tabare Vazquez ( Uruguai); Bachelet(Chile); Rafael Correa (Equador); Ortega(Nicarágua) e Cristina Kirchner ( Argentina).
A minha lista teria a seguinte ordem de qualidade: Oribe, Bachelet. Obama, Lula, Calderon, Tabare, Kirchner, Ortega, Rafael Correa, Lugo, Evo e Chavez.
Explico: o mais valente e correto presidente da América Latina é, sem dúvida Oribe. Tem ele enfrentado uma luta sem trégua com a violenta guerrilha das FARCS, e tem se dado bem, reduzindo os narco-traficantes a uma tropa bem reduzida e de evolução quase que toda controlada.
Bachelet é uma das pessoas mais preparadas para enfrentar a presidência de um pais latino-americano, tem se comportado muito bem, não deixando que suas veias esquerdistas possam atrapalhar o desenvolvimento do Chile, o qual atualmente é o pais mais adiantado em termos de desenvolvimento da AL.
Coloquei Obama em terceiro, face ao seu pouco tempo para mostrar para que veio, pois enfrentou de cara uma profunda crise nos EUA e no mundo, pelo que não se pode exigir muito dele neste primeiro momento, daí eu ter dado este voto de confiança para ele ( que logicamente não precisa dos meus palpites) .
Lula em quarto, não se espante, você sabe que eu sou um Lula-Lá resistente. Acontece que ele tem uma grande vantagem: não se mete na administração do país. Isto já é uma grande coisa. Ele pode ser enquadrado nos que sabem que não sabem, o que não deixa de ser sábio.
Calderon do México é outro que teve um bruta abacaxi na mão que foi desmanchar uma oligarquia que reinava no México há mais de cinquenta anos. Tem trabalho discretamente e bem. Tabaré é outro esquerdista que não tem mostrado muito esta veia, pois tem se comportado muito bem, fazendo com que o Uruguai, que estava desaparecendo recupere um pouco de sua força.
Kirchner fica numa zona intermediária, pois entende que ela na verdade é influenciada, e não poderia deixar de ser de outra forma, pelo presidente Kirchner seu marido. Não tem feito grande administração, mas também não tem feito os grandes fiascos que eu esperava de seu governo.
Ortega é filme velho em versão mais light. Saiu um pouco do guerrilheiro furioso, e ficou um político matreiro e manhoso, que está levando a Nicarágua na maciota, sem grandes mudanças.
Rafael Correa me faz lembrar aquele cachorro que corre atrás do pneu do carro, e quando o veículo para ele não sabe o que vai fazer e esquece o pneu. Até que passa o outro carro e ele começa tudo de novo. Pois acho que Rafael Correa não sabe o que está acontecendo, assim prefere se aconselhar com o Chavez, o que convenhamos é dose.
Embora Lugo enfrente o seu maior inimigo que é o Brasil nas mãos de Lula Lá, o que é uma barbada, pois os outros países tem - desculpem a expressão chula mas não existe outra adequada tem c... na cabeça do Brasil, e ele não faz nada, pois tem um único interesse internacional que é o da auto promoção, objetivando que o país tenha uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU que está cada dia mais longe. Assim, ele tem conseguido aumentar o valor pago pela energia que exporta para o Brasil, inobstante os antigos contratos firmados, desde o tempo dos militares, que resultava numa energia mais barata, haja vista que o Brasil bancou a Usina toda.
Quanto a Evo prefiro não dizer nada, mas somente usar uma expressão: coitada da Bolívia. Já era ruim com ele ficará muito pior, aliás, já está ficando.
E Chavez? Bem este me diverte bastante. Ele é muito engraçado. Chavez me lembra o Leônidas (General Espartano) no desfiladeiro das Termópilas, quando seus 300 espartanos e um pouco mais de 8000 mil aliados resistiam ao tremendo exército de Xerxes, formado por mais de 300.000 soldados. Quando um oficial lhe disse que as flechas inimigas seriam tantas que tapariam o céu, ele largou esta pérola de gabolice: “Melhor, combateremos à sombra.” Pois o seu Chavez acha que combaterá os EUA à sombra. Está afundando a Venezuela. No final, somente sobrarão as dívidas, as carcaças dos MiG comprados à Rússia e as misses, pelo menos alguma coisa boa para salvar a pensão.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS