quinta-feira, 9 de abril de 2009

RACISMO NO FUTEBOL

A mentira repetida inúmeras vezes assume ares de verdade.
Não foi com outra intenção senão mostrar isso em relação aos negros no futebol.
A verdade é que a discriminação contra os negros era prática geral no futebol no começo do século passado.
Os primeiros negros jogaram no Internacional após 1930.
Adão Lima jogou no Grêmio entre 1925 e 1935, e Hélio e Mário Carioca na década de 40.
Logo, Tesourinha não foi o primeiro negro a jogar no Grêmio como contam os cronistas esportivos. A chegada do Tesourinha criou confusão no Grêmio não exclusivamente pelo fato de ser negro, mas sim por ser um dos maiores ídolos colorados de todos os tempos.
Os negros jogavam na chamada Liga da Canela Preta.
No site do Internacional, a desculpa é que era mais interessante para os negros jogarem na Liga da Canela Preta, haja vista que tinham mais retorno. Esta besteira é igual aquela que contam que os negros quando da abolição preferiam ficar nas fazendas, onde tinham comida e casa.
O hino do Grêmio Futebol Porto-alegrense foi feito por Lupicínio Rodrigues exatamente para os cinquentenário do imortal, em 1953. Por isso, que os gremistas cantam até hoje: Cinquenta anos de história tens imortal tricolor... Quando o Grêmio já passou dos 106 anos.
Ora, Lupi o genial compositor e cantor boêmio era gremista e negro.
Não tive e não tenho qualquer motivação para tentar deslustrar o centenário do Internacional, pois quem gosta mesmo de diminuir os feitos dos outros são os dirigentes e alguns torcedores do Inter. Basta ver a história do Campeão do Mundo Fifa, cujo painel da Federação International de Foot-Ball Association mandou tirar do estádio Colorado por impróprio.
Não posso falar mal do Internacional, pois a metade da população lá de casa é colorada: Lourdes e a gata Shana são coloradas e eu o gatão Maquinho somos gremistas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS