domingo, 5 de abril de 2009

GULLAR TAMBÉM DISSE

Há muito tempo sou fã do poeta Ferreira Gullar. Ele tem escrito na Folha de São Paulo. Foi exatamente na Folha neste domingo (05.04.09) que escreveu uma coluna com o título: Quem governa? Venho com o subtítulo: Se o presidente não para no Palácio e não despacha, não pode saber o que se passa.
Fiquei muito contente que muitas das minhas modestas opiniões por aqui foram ratificadas por Gullar.
Há poucos dias, escrevi que o Lula optou por Dilma para Presidenta para que esta lhe guardasse o lugar, pois corria o risco com outros petistas os quais, se eleitos, poderiam gostar e tentar reeleição.
Vejam o que disse Gullar sobre o assunto: “Gostaria (Lula), é claro, de se reeleger indefinidamente, mas, como não dá, contenta-se em eleger a Dilma, para retornar em 2014”.
Sobre a luta entre ricos e pobres, brancos e negros, exploradas pelo Lula, disse: “Logo, não vejo outro propósito senão o de explorar, em seu benefício, as desigualdades que, sem dúvida, existem, mas que têm causas em mais complexas do que a suposta maldade de ricos contra pobres ou de brancos contra negros. Ao fazê-las, na condição de presidente da República e líder político, lança na sociedade o germe do ódio racial e de classes, que poderá acabar em lamentáveis conseqüências.”
Falei a mesma coisa, é lógico que sem a mesma qualidade de escrita. Cheguei a reclamar: Lula quem está governando é você! Ele fala das desigualdades como se não tivesse nada com isso.
Olhem o que disse Gullar sobre a última de Lula: “... a última gafe que cometeu foi, diante do primeiro ministro inglês, Gordon Brown, ao afirmar que a responsabilidade pela crise mundial cabe “aos brancos de olhos azuis.” “Não se dá conta da indigência intelectual de semelhante afirmação que nos constrange a todos...”
Sobre o populismo de Lula: “Que o Lula é um político populista todo mundo sabe, já que essa é a marca de seu governo”.
Também falando do chamado PAC da habitação disse exatamente o que escrevi outro dia sobre o mesmo assunto, vejam: “... promete construir um milhão de casas para os pobres, sem ter projeto claro, sem saber onde serão erguidas essas casas e sem data estabelecida para que o plano se realize. Ele mesmo declarou: “Não me cobrem datas”“ Sim, porque o que lhe importa não é realizar o projeto, mas apenas anunciá-lo. “Contado, ninguém acredita.”
Esta última parece que eu combinei com ele, ou tive uma premonição.
Mais uma de Gullar: “... ele não faz outra coisa, senão anunciar novos programas, lançar pedras fundamentais, assinar investimentos futuros, proclamar realizações que não saem do papel.”
Bem, então este cara deve ser um radical de direita, reacionário e conservador, em suma um malvado? Nada disso, Ferreira Gullar é um poeta de esquerda, perseguido pelos governos militares, esteve muito tempo exilado por causa disso. Ele é só inteligente, e, sobretudo independente. Não precisa mamar nas tetas da viúva, logo pode dizer exatamente o que pensa. Para provar o seu prestígio e respeitabilidade basta dizer que é colunista da Folha de São Paulo, que ao lado do Estado de São Paulo são os maiores e mais respeitados jornais diários do país.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS