quarta-feira, 22 de abril de 2009

...---... (SOS ou SAVE OUR SOULS- SALVEM NOSSAS ALMAS)

O barco Brasil está fazendo água sobre a marolinha do Lula Lá. Esta gente não leva nada a sério, pois objetiva tão-somente a propaganda. Sob o domínio dela tudo é permitido.
Mesmo com o mundo inteiro em crise, os economistas do PT teimavam em alardear índices positivos na economia, sobretudo o PIB (Produto Interno Bruto), quando até as paredes sabem que estamos entrando em recessão.
Qual o conceito atual de recessão? Três meses seguidos de crescimento negativo. Não se assuste, não estou fora da casinha, pois em economia existe mesmo crescimento negativo, pois se trata de conceito teórico. Quando ao invés de crescer o bolo do PIB baixa se diz que foi “crescimento negativo”.
O nosso PIB deve mesmo diminuir em relação ao ano anterior.
Até ontem, somente os pessimistas como eu acreditavam nisto. Hoje os jornais publicam que o FMI está prevendo um decréscimo no PIB Brasil de 1,3%.
Certamente a turma do Lula Lá já está com a desculpa na ponta da língua: a nossa queda será menor que a dos outros. Não é o que está dizendo o Fundo Monetário, o qual prevê para o mundo inteiro também 1,3% de queda do PIB.
O que significa recessão para o povo em geral? O lado bom significa baixa inflação, estagnaflação ou mesmo deflação. O lado ruim é representado por menos consumo, logo menos produção, logo menos emprego.
O conceito de inflação que interessa ao povo é o que a confunde com aumento de preços. Sabe-se, o entanto, que não é só isso, existem outros fatores tais como a carestia, produção baixa e desvalorização do valor da moeda. Estagnaflação seria inflação alta sem crescimento da economia. Deflação seria a queda generalizada os preços, o que, por mais incrível que pareça também é prejudicial a economia, pois significa excesso de oferta, certamente decorrente da falta de dinheiro no mercado.
O Lula Lá e sua turma botou na cabeça que a crise é só de confiança, que a população confia nele (vide índices de popularidade), e que, portanto, se ele negar o óbvio a sua credibilidade consertará as coisas na economia.
Há muito tempo eu prego que o governo petista enfrentou um período de muita paz na economia global, e que não soube tirar proveito, ao contrário do que fizeram China, Rússia e Índia, somente para citar países afins. Como ele se sairá é a dúvida. Estou muito cético, o que, aliás, não é novidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS