domingo, 5 de abril de 2009

HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH

Neste sábado, assistimos ao espetáculo HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH, levado pela Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo. Trata-se de um grupo de atores de Brasília que representam um pastor judeu, o qual tem a missão de levar seu povo à terra de Godah. É claro que se trata de uma sátira de passagens bíblicas, especialmente do Velho Testamento. O espetáculo se desenrola em torno de personagens como Cleópatra, César, bárbaros, romanos, deuses e diabo muito do engraçado. A voz gravada de Deus é de Chico Anísio.
Trata-se de um humor que eu chamo de escrachado. Uma sátira que facilmente pode bem descambar para a grossura, daí ser muito complicada a sua utilização. Acho, por exemplo, que os elementos do Casseta e Planeta, por exemplo, já passaram do limite.
A maioria das pessoas não entende a diferença entre irreverência e grossura. Até o dicionário Aurélio define incorretamente irreverência dizendo que se trata de falta de respeito, quando na verdade é simplesmente ausência de reverência, ou melhor, desrespeito ao protocolo. O grosso não, este age com falta de respeito, machucando as pessoas de seu trato.
Hermanoteu tem alguma coisa que excede sim. Existem alguns deboches com a religião e o sagrado que pode ferir aos fiéis. Não existe um ataque à religião diretamente, pois a crítica é geral englobando figuras bíblicas, políticos e artistas.
Entendo, no entanto, que a arte é assim. Às vezes, é necessário transgredir para despertar alguma indignação. Isso não faltou ao Hermanoteu. Acho que vale a pena ver o espetáculo.
A temporada é curta em POA, terminando hoje com duas sessões no Auditório Central da UFRGS (Reitoria). Quem quiser ter uma palhinha pode procurar no YOU TUBE, com nome de HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS