terça-feira, 26 de maio de 2009

APERTEM OS CINTOS

b

  1. Um avião da TAM, que fazia a rota Miami-USA-São Paulo-BRA, sofreu violenta turbulência, de tal sorte que muitos passageiros se feriram. Muitos caíram, outros bateram com a cabeça no teto da aeronave. Teve gente que se machucou seriamente. Contam alguns passageiros que, logo que o comandante deu aviso de amarrar os cintos, iniciou a turbulência e pegou a maioria de surpresa.
  2. As turbulências são causadas por movimentos da atmosfera, por diferença de temperatura, que faz com que existam deslocamentos de ar para cima ou para baixo. Este tipo de incidente faz com que o avião perca sustentação, e, literalmente, caia alguns metros, e, não raro, até centenas.
  3. A verdade é que grande parte dos passageiros, principalmente brasileiros, abomina o uso de cinto de segurança, e só o coloca por determinação expressa dos comissários de vôo. Alguns só colocam o cinto quando a aeromoça exige, e logo que esta se afasta o solta. Quando o comandante desliga o aviso de atar os cintos, então, a grande maioria desafivela e fica solto.
  4. Não existe a menor chance de eu ser pego sem o cinto, pois viajo o tempo todo com ele atado. Grande parte das viagens internacionais é feita à noite, logo a maioria dos passageiros dorme. Daí se acontecer uma turbulência durante a noite eles estão entregues à própria sorte. Somente existe uma possibilidade de eu ser pego numa turbulência desta: quando vou ou volto do banheiro.
  5. Muitos passageiros tupiniquins fazem questão de não seguir as normas de segurança. É muito comum os comissários determinarem que um passageiro ponha a poltrona na vertical para a decolagem ou aterrissagem, e logo que o profissional se afasta o indivíduo põe a poltrona na posição reclinada, num desdém às normas de segurança.O elemento não se dá conta que não é só ele que está em perigo e sim toda a coletividade.
  6. Os passageiros brasileiros, quando um dos comissários inicia a apresentação das normas de segurança, incluindo abandono da aeronave em caso de acidente ou despressurização da gabine, fazem questão de virar o rosto para o outro lado para que as pessoas não vejam que ele está prestando a atenção aos avisos. Eles não querem parecer neófitos, ou passageiros de primeira viagem, o que é uma bobagem inominável.
  7. Eu obedeço todas as normas de segurança em qualquer tipo de veículo que viajo, incluindo automóvel, navio e avião. Faço questão de saber tudo. Leio todas as vezes os folhetos de instrução. Faço questão de não morrer por burrice ou teimosia.
  8. A questão é que quando li pela primeira vez o lema de nossa bandeira: ordem e progresso, eu acreditei. Daí procuro fazer a minha parte. Em viagem de avião ordem significa cumprir as instruções determinadas pelas normas de segurança. Quem não o faz está sujeito a se machucar e o que é pior lesar os outros passageiros.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS