terça-feira, 5 de maio de 2009

Muito além do talião

Um dia destes, estava eu folhando o Alcorão. Que me perdoem os muçulmanos (respeito muito a religião alheia), na verdade uma Tradução do Sentido do Nobre Alcorão para a língua portuguesa. Explicando para quem não é muçulmano: o Alcorão não pode ser traduzido, assim como não pode ser traduzido o nome do profeta Mohamed, que em português seria Maomé.
Encontrei um versículo muito interessante: “À adúltera e ao adúltero, açoitai a cada um deles com cem açoites. E que não vos tome compaixão alguma por eles, no cumprimento do juízo de Allah, se credes em Allah e no Derradeiro Dia. E que um grupo de crentes testemunhe o castigo de ambos.”
Traduzindo para linguagem laica, com jeito gauchesco, que os adúlteros levem uma sumanta de rebenque, no mínimo, cem chibatadas; que não se tenha pena dos coitadinhos; e que a vergonheira seja assistida pelo povo.
Que maravilha! Por aqui iria diminuir muito a sem-vergonhice. Mas, que ia andar muita gente de costa lanhada por aí, ia sim. A grande vantagem que a gente iria logo saber quem andava pulando a cerca da (o) vizinha (o).
A gente costuma criticar o pessoal da Lua Crescente, mas ele tem soluções prontas e rápidas para tudo. Sempre radical, mas que resolve. Ladrão? Corta a mão. Se aplicasse por aqui esta última seria ótimo, mas o que teria de maneta. Na política, então? Imaginem eles discursando só com um toquinho de braço. Será que teria gente ainda votando nos manetas?

* Muita gente pensa que talião é nome de gente. Na verdade, é a expressão lei de talião vem de “lex talionis”, onde lex significa lei e “talis” significa tal ou seja igualdade. Assim, sua expressão mais famosa é : olho por olho; dente por dente. Significando que quem tira o olho do outro deve perder o seu. É o Direito em sua forma mais primitiva.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS