terça-feira, 19 de maio de 2009

FALEI E DISSE

No dia 22.04.2009, neste blog publiquei sob o título de SOS ou SAVE OUR SOULS, uma matéria onde dizia pessimista mais realisticamente, entre coisas que mesmo com o mundo inteiro em crise, os economistas do PT teimavam em alardear índices positivos na economia, sobretudo o PIB (Produto Interno Bruto), quando até as paredes sabem que estamos entrando em recessão. Continuo apresentando às pessoas que não são do ramo conceitos: qual o conceito atual de recessão? Três meses seguidos de crescimento negativo. Não se assuste, não estou fora da casinha, pois em economia existe mesmo crescimento negativo, pois se trata de conceito teórico. Quando ao invés de crescer o bolo do PIB baixa se diz que foi “crescimento negativo”.
Pois bem, hoje o Ministro Mantega reconhece que vamos para o segundo mês consecutivo de PIB negativo. O que isto significa? Elementar, meu caro Watson: mais um menos e estamos na recessão como o resto do mundo. A marolinha também esta resultando em água dentro da nossa canoa.
O que está fazendo Lula Lá? Está na China passeando. No meu tempo de garoto, ir para a china era outra coisa, pelo menos bem mais divertida. O Brasil já tem a China como a maior parceira comercial, até quando não sei, mas não faltará quem faça uma relação de causa e efeito entre a ida do nosso líder à China e o maior intercâmbio de mercadorias entre os dois países, quando até os que passaram no outro lado da calçada da faculdade de economia sabem que comércio internacional não se faz de uma hora para outra. E, principalmente, que a China está comprando muito mais do Brasil face o tremendo crescimento a que se submeteram os chineses nos últimos anos, criando uma necessidade enorme de matérias primas, principalmente ferro, as chamadas commodities minerais, bem como as agrícolas.
A verdade é que nada disto interessa, o que importa é a propaganda. É sair nas fotos abraçando o líder chinês, rindo e dando tapinha nas costas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS