quinta-feira, 14 de maio de 2009

GRAFICA, PRA QUE TE QUERO

Não conheço a gráfica do Senado, embora tenha visitado o parlamento em Brasília, incluindo as duas casas legislativas. Sei que a mesma ocupa modestos 65mil metros quadrados. Para quem não tem idéia e não é bom em matemática, algo como 650m de comprimento por 100m de largura, ou para ficar mais quadradinho 200x325. Explicando melhor: 6 campos de futebol uma o lado do outro. Este “pequeno” parque gráfico é muito sobrecarregado, daí trabalhar e quatro turnos, consumindo verbas equivalentes a 30 milhões de reais anuais ou 15 milhões de dólares. É capaz de imprimir 45.000 documentos por hora.
Não faz muito, renovou equipamentos adquirindo entre outros uma máquina digital da Xérox 8265, um fabuloso Computer Plate e uma Off Set Man Roland R 700 EBP.
Para quem quer ter uma idéia do que estou falando o parque gráfico da Abril, responsável por edição de centenas de revistas e outros periódicos, imprime semanalmente a Revista Veja com 1.700.000 exemplares, ou seja a maior revista das Américas fora dos USA, conta com 55.000m2 de área contra os 65.0000m2 da gráfica do Senado Federal.
Na última Feira do Livro de Porto Alegre, Lourdes e eu fomos até a banca da Gráfica do Senado, pois eu tinha esperança de lá encontrar alguma publicação interessante, certamente a preço módico. Nada encontrei de interessante, tudo impressos completamente inúteis. Para não sair de lá frustrados compramos uma Constituição, representada por uma pequena brochura em verde e branco, ao custo de dez reais.
O senado paga por volta de 3,5 mil por pessoa trabalhando terceirizada na gráfica, enquanto estes funcionários recebem de suas respectivas firmas entre 830 a 885 reais.
Em resumo, se o Senado fizesse todo o seu serviço por terceirização direta, economizaria mais de 2/3 do custo atual de sua gráfica.
É por estas coisas que cada vez temos que pagar mais impostos. É um verdadeiro saco sem fundo. Aliás com fundos: os nossos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS