quinta-feira, 7 de maio de 2009

NAS DOCES LEMBRANÇAS DE TERESINHA, UMA HOMENAGEM À GABI


Conheci Teresinha Turcato nos Encontros de Casais com Cristo na Paróquia do Pão dos Pobres em 1980. Fomos até lá levados por meus cunhados, Paulo e Noemi, esta de saudosa memória, aquele ainda um grande e querido amigo. Teresinha era casada com Névio, com o qual fazia um casal perfeito. Ela, jornalista, uma pessoa muito culta e inteligente. Ele, não menos inteligente, pessoa de tiradas geniais. Infelizmente, Teresinha também nos deixou há alguns anos. É dela um pequeno livrinho chamado Amo-te Hélade, composto de pequenos contos, que lhe deu o cobiçado prêmio ARI.
Minha única filha Gabriela faz aniversário amanhã. Seu sobrenome de mãe Przybysz, por óbvio revela uma ascendência polaca, o que lhe atribui enorme força de vontade e coragem moral. Assim que escolhi para homenageá-la aqui no meu modesto blog um pequeno trecho do livro de Teresinha com o nome de Procura-se gente.
“Teus braços enlaçaram meu pescoço. Senti, muito próximo, o teu hálito de leite. Tua respiração e a minha pulsaram num mesmo ritmo. Teu corpinho comprimiu meu peito. Meu ventre. Aninhei-te em meus braços. Foste pássaro implume. Sou ninho. Sou berço. Sou mãe. Sou o rosto de tia que tu não queres esquecer. Com garra te apegaste a mim. Envolveste-me no teu desejo de ser. Do ter. De possuir. Possuída já estou à força de tua vontade, Maciel, meu pequeno enjeitado da Unidade Lar “Padre Maximiliano Kolbe”. Só porque fui conhecer a casa de tão ilustre nome. Maximiliano Kolbe foi um padre polonês que ofereceu a vida em troca da vida de um pai de família durante a guerra. Heróica Polônia!
Encerrando, desejo de público a minha filha Gabriela toda a felicidade do mundo, muito mais que consigo imaginar, dizendo a ela que receba todos os presentes que mereça, pois eu já recebi ou meu em 08.05.1981. Gabriela: meu eterno presente!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS