quinta-feira, 10 de março de 2011

ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE O MITO DA ÁGUA

As manchetes dos jornais, todos os dias, estampam uma futura falta de água no planeta. As notícias alarmantes levam a crer que a água simplesmente desaparecerá do mundo, e nós todos morreremos de sede.
Na verdade, se trata de um grande mito, pois a terra constitui um sistema fechado, onde nada se perde; nada se cria tudo se transforma ( Lavoisier – 1743-1794). A água que tomamos logo sairá de nós e voltará ao mundo. A água que usamos para lavar nosso carro, ato visto como um crime de lesa pátria, vai entrar terra adentro e alimentar os lençóis freáticos, ou se escoar pelos esgotos até um rio mais próximo. A água do rio correrá para o oceano, de onde grande parte vai evaporar e cair sobre a terra em forma de chuva.
A verdade em tudo isso é que poderá faltar mesmo é água potável, pois cada vez o seu consumo será maior; cada vez mais será necessário um tratamento eficiente para propiciar o consumo sem susto.
A água é um composto químico formado por hidrogênio e oxigênio, dois para um. Para romper este composto é necessário que haja uma quebra da molécula, que é o que fazem, por exemplo, as plantas na fotossíntese. A luz faz o gás carbônico combinar com os átomos de hidrogênio da água para formar açúcar, liberando oxigênio. A natureza é que decompõe a água. O homem somente a suja, ou a torna imprópria ao consumo. Este é o papel indevido do homem em relação à água.
Assim é que não precisamos nos angustiar com a falta de água, mas sim nos preocuparmos em não sujá-la, tornando-a imprópria ao consumo, ou deixá-la num estado que seja muito cara a potabilidade.
O resto é puro mito

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS