segunda-feira, 28 de março de 2011

O NAVIO E O FAROLEIRO

Gosto de andar de navio. Qual a melhor forma de olhar um navio? É claro que do lado de fora. Quanto mais longe melhor: a gente olha ele por inteiro. Quando estamos dentro do navio, conhecemos suas entranhas, até o seu imenso motor, mas não o vemos como navega, como se comporta na água, nem conseguimos perceber sua força.
Os marinheiros e até o capitão pensam que conhecem o navio, mas quem conhece mesmo é faroleiro. Ele vê a nave vir chegando de mansinho, e a vê ao final da jornada desaparecendo no horizonte. Ele sabe direitinho quando o navio está diferente. As vezes,  o faroleiro se engana  de navio, porém, mesmo trocando o nome da nau não erra quanto ao seu comportamento. Os navios são muito parecidos.
Não raro, o faroleiro pensa: por que estou aqui a cuidar dos navios? Eles não são meus. Esta dúvida não dura muito no coração do faroleiro, pois sua tarefa está no sangue. É questão de extinto, igualzinho ao escorpião.

Um comentário:

Hesrai Franco disse...

Prezado irmão blogger.
Identifiquei-me com o texto que lí no seu BLOG,e,achei estranho que uma crônica tão bem escrita,não tivesse comentário algum.!
Na verdade tive acesso a ele,por um motivo bem surreal...Eu amo ver imagens de FAROL,não consigo explicar porquê,mas sei a doce e nostálgica sensação que me causa sempre que falo sobre eu pergunto "o que sente o FAROLEIRO?E quando abrí o computador esta manhã estava a imagem de um farol escreví no GOOGLE,essa frase e logo apareceu o seu A VERSÃO ESCORPIÃO...Foi interessante conhecer como outras pessoas mesmo em outro lugar e sem nos conhecer,interprete nosso pensamento ,PARABÉNS JOVV,lindo texto(Ah! meu signo é ESCORPIÃO,moro em SALVADOR-BAHIA onde tem lindos faróis especialmente o FAROL DA BARRA,meu favorito,(HESRAIFRANCO.AG.2014,29)

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS