quarta-feira, 2 de março de 2011

DIFERENÇAS

A maior dificuldade nas relações interpessoais é a compreensão de que as pessoas são diferentes. Por exemplo, o  maior erro da classe médica é exatamente tentar medicar as pessoas da mesma  forma, quando elas não são exatamente iguais. Essa visão distorcida da realidade humana está presente em todas as relações, desde a de pai e filhos, marido e mulher, patrão e empregado, oficiais e soldados, enfim, em todas as categorias.
Rui Barbosa, no começo do século XX, já dizia que a igualdade consiste em tratar com desigualdade aos desiguais, na exata medida em que eles se desigualam. Certamente não foram exatamente as palavras de Rui, mas o sentido é exatamente este.
É perfeitamente possível uma longa amizade entre pessoas completamente diferentes, bastando que uma respeite as peculiaridades do outro. Se o amigo não gosta de vinho, a ele não ofereço a taça, e ele certamente não se importará de, enquanto toma a sua cerveja,  eu me delicie com um bom Carmènerè. Se o meu amigo é colorado, não o convido para ir ver  um jogo do Grêmio.
Devemos valorizar o que o outro tem de bom. Todas as pessoas tem algum dom onde se destacam,  e não se sobressaem em outros. Por que devo ficar batendo tambor para os pontos que são exatamente o calcanhar de Aquiles ? Pelo contrário:  é exatamente auxiliando a pessoa a enfrentar estes seus pontos de vulnerabilidade que vou me salientar enquanto amigo ou afeto.
Não raro, caminhando em nossas ruas, vejo uma mãe castigar o filho que acabou de cair, como se o moleque não tivesse outra coisa para fazer do que se atirar no chão a fim de se machucar. A criança acaba sofrendo duas vezes: uma ditada pelo destino e outra pelo castigo infligido pela própria genitora.  A mãe não respeitou o fato de que a queda é coisa comum nas crianças, sendo sua atitude praticamente uma vingança.
No trabalho, não é diferente.  Os patrões precisam entender que os seus empregados têm características diferentes. O bom gestor percebe o que cada funcionário tem de bom, aproveitando ao máximo o lado melhor do empregado, e evitando lhe dar tarefas que, de antemão, sabe não são o seu forte. Este segredo do bom administrador raramente é aplicado em nossas empresas. Com isso, se perde muito tempo com  resserviços.

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