domingo, 13 de março de 2011

PUER, SACER EST LOCUS. EXTRA MINGITO.

Todo o mundo acha que as coisas tem que ser informais. Todos são contra a cerimônia. Todo o mundo quer toda a liberdade para agir e fazer, principalmente quando a solenidade é alheia. A gente vê o que estou dizendo especialmente nas cerimônias de formatura. Elas estão virando, principalmente, por culpa das chamadas empresas de cerimoniais, uma grande palhaçada.
Já cansei de dizer: as pessoas escolhem fazer uma formatura, o nome já diz formal, usando beca, toga, e outros apetrechos que são a própria formalidade, e aí descambam para o ridículo em manifestações que ficariam bem - ou não - numa campo de futebol. Se não quer formalidade vá pegar o diploma na secretaria, o que plenamente legal. 
Já tentaram fazer isso nas igrejas, mas parece que nos últimos tempos - graças a Deus - houve um retrocesso. As igrejas andam comportadas, pelos menos as católicas. 
Os romanos já diziam:  PUER, SACER EST LOCUS. EXTRA MINGITO. Em linguagem bem popular: guri, o local é sagrado vai mijar lá fora!
Tenho visto gente à mesa de chapéu enfiado na cabeça. Sempre foi regra básica de educação: ao entrar em casa, ou seja, ambiente coberto, tire a cobertura. Não é por qualquer motivo que os chapeleiros eram colocados na entrada das residências e lugares públicos.
Os ditos tradicionalistas se apresentam em lugares fechados com o chapéu na cabeça, ao invés de rebatê-los às costas usando o barbicacho. O gaúcho verdadeiro nem ficava de chapéu na frente de uma prenda.
Eles não levam de compadre nem os velórios e enterros. Está sendo muito comum, na hora de baixa à sepultura, um chato gritar: E PARA O DEFUNTO NADA? É HORA, É HORA....Outro modelo: cantar o PARABÉNS A VOCÊ para o morto. Só falta sair dançando com o cadáver. 
Não digo que o sujeito tenha que andar com um manual de etiqueta de baixo do braço, mas deve ter um mínimo de compostura. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS